sábado, 24 de novembro de 2012

Reflexão - "Tensões casamentícias"

   Me perdoem pelo sumiço, estou sem net, nem tenho como ler os posts de vocês :S

Tensão Pré Matrimônio, TPC - Tensão Pré CasamentoTPN - tensão pré-nupcial .. como quiser chamá-la o fato é que é #TENSÃO.
Bem, os dias passam, você conhece alguém,você namora esse alguém e começam a falar de casamento, vocês noivam e começam os preparativos para o casório..
   A noiva fica neurótica pela organização da festa, enquanto o noivo em sua maioria fica calado só dizendo "OK" pra tudo que a noiva diz....(Pode ser que a noiva fale tanto,que ele só tenha tempo de falar apenas isso.)
Mas será que as noivas sabem do real pensamento do amado..será que ele também está pensando na experiência da festa, ( diga -se de passagem é algo super passageiro que mesmo preparada durante meses quando chega o Big Day passa como um piscar de olhos) ou no futuro dos 2.

Sabe aquele momento em que você vai sair da casa dos seus pais, vai mudar sua rotina e ainda tem trabalho,estudo,pessoas diferentes, hábitos diferentes, será que isso passa na cabeça dos noivos e das noivas,será que além da tensão por causa da festa rola essa "extensão de TPC - Tensão Pós casamento"
 Organizar um casamento é complicado,traz stress,no final o resultado é algo divino, mas e a continuação?
Vamos pra Lua-de -Mel,sim claro,mas e quando voltarem?
O que vão fazer?Como vão fazer?Como conviver em harmonia?
-Teremos o amor.
Mas como administrar esse AMOR para que dê tudo certo?
Serão por acaso esses pensamentos de um tensionista?

Segundo a terapeuta psicóloga Karen Carmargo,
O casamento significa uma mudança de vida importante. É uma ruptura. E como toda ruptura familiar gera ansiedade e acirra conflitos
  As mulheres enfrentam a ansiedade, gerada pela expectativa em relação à nova vida e à organização da festa; o estresse, provocado pelo acúmulo do trabalho e dos preparativos para o dia; e a tristeza, um sentimento ambivalente causado pela saída da casa dos pais
   Para os rapazes, a preocupação maior é com dinheiro e com a administração de conflitos:
Eles ficam ansiosos porque temem não ter condições de manter a nova família e as contas assumidas para a realização da festa e da montagem da casa nova. Além disso, os homens tentam administrar os conflitos que surgem entre as famílias. Segundo Karen, toda a família pode ajudar a reduzir os níveis de TPN dos noivos. Basta ter a compreensão de que aquele é um momento especial e difícil.
 A ruptura familiar gera questionamentos conflituosos.

Causas que levam a TPC:


  • Ansiedade
  • Stress
Segundo a psicóloga Beatriz Acampora em entrevista no site Vila Mulher - Tensão pré casamento:

"O casamento é um rito de passagem, assim como da infância para a adolescência. Sendo assim, ele marca uma responsabilidade maior na vida das pessoas, o que causa um estresse muito grande". 


Nas mulheres: ficam mais ansiosas do que os homens por conta dos preparativos, das demoras e escolhas. E também tem aquele sonho de fada de casar com um príncipe, o cuidado com o bolo, vestido, tudo!
Nos homens: existe a cobrança social, pensar em ser fiel para sempre, ficar com uma mulher só. A dúvida do que vai acontecer depois, se vai conseguir sustentar a família.
Para o casal: construir um lar, pensar se vai ter filhos ou não, sair do conforto da casa dos pais, medo de não ter o namoro como era antes.

Ou seja, motivos não vão faltar para um casamento começar com o pé esquerdo. Vale lembrar que existem diferentes graus e pode ser que algumas pessoas nem passem por esta fase. 

Vamos ficar atentos e procurar saber o que realmente queremos,mais nunca se esqueçam que durante o relacionamento devemos sempre pedir a direção de Deus para nos guiar nos caminhos certos. Sempre existirão os "Porquês?",precisaremos de uma resposta, mas prestemos atenção para não magoar e entristecer o nosso amor..

"Existem indivíduos que ficam nervosos na hora e outros que ficam super tensos desde o começo dos preparativos do casamento. A diferença está na expectativa que a pessoa cria. Quanto maior a expectativa, mais tensão. Se for algo natural, não vai causar nada", explica a especialista em relacionamentos.
As consequências desta ansiedade exacerbada podem causar problemas emocionais como dificuldades em conversar, irritação, ideia de que ninguém entende o que você fala e isolamento etc. Também há riscos de problemas físicos, entre eles ansiedade, dor de cabeça, gastrite, úlcera, ganho ou perda excessiva de peso, distúrbio do sono e alimentar.
Tudo vai depender da personalidade e da intensidade de cada um. Porém, como Beatriz explica, este processo é algo natural e mais tranquilo do que antigamente. "Mesmo porque os relacionamentos estão evoluindo".


"No fim tudo dá certo,pois o fim não é o fim apenas o começo de uma nova fase."
Veja mais:

Síndrome Ataca os Noivos antes do Casamento
Vila Mulher - Tensão pré casamento

♥Beijos, Beijinhos e Beijões♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário